CINEMARK MUNDO

A Cinemark é uma empresa multinacional especializada em complexos cinematográficos multiplex. Possui mais de 5.259 salas de cinema espalhadas nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, Nicarágua, México, Peru, Panamá e Taiwan.

Foi fundada em 1984 por Lee Roy Mitchell e Paul Broadhead, a partir de uma pequena cadeia de cinemas em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Em dois anos, os sócios já haviam adquirido mais 80 salas na Califórnia, Oregon e Utah, e outras 80 em Houston, no Texas.

O primeiro Multiplex da Cinemark foi inaugurado em 1987, e pouco tempo depois a rede já contava com metade do total de salas inauguradas até hoje nos Estados Unidos. Nesse período foi criado o mascote da empresa: Front Row Joe.

Na América Latina, a empresa é líder no setor de exibição cinematográfica. Em 1993, foi inaugurada a primeira sala em Santiago, no Chile, e, em 1997, teve início um plano de expansão internacional, atingindo 123 salas Cinemark em diversos países.

Desde 2004, o Sr. Lee Roy Mitchell tem apenas uma participação minoritária, e a empresa é controlada majoritariamente pela Madison Dearborn Partners, tornando-se, em 2006, com a aquisição da Century Theaters INC., a terceira maior exibidora de cinema do mundo.


Atualmente, a Cinemark se dedica à modernização de suas estruturas. Em 2009, inaugurou a primeira sala XD (Extreme Digital) no mundo, e, em 2010, o NEXTGEN THEATRE (Complexo da próxima geração), com tecnologia de ponta e um nível elevado de design e construção.